Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Este ano ocorre a oitava edição da  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.(SNCT) O tema central é "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco".
Pelo fato deste ano ter sido escolhido como Ano Internacional da Química,  também estão sendo incentivadas ações para divulgar as contribuições desta disciplina para a humanidade.
A RuralRJ está engajada na participação da SNCT,  com a promoção de ações em cada um dos seus campi (Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos).

A UFRRJ preparou um site: http://r1.ufrrj.br/semanact, para a divulgação do evento local.  
Neste momento, estão sendo convidados os vários Departamentos e Institutos da Universidade para realizar ações de difusão da ciência através das mais várias formas e fomentar o debate central sobre o tema.  . 
  

Leia o pronunciamento do Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, no lançamento da SNCT2011 :

"O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2011.


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 ocorrerá entre 17 e 23 de outubro. O tema principal será: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.


O tema da SNCT 2011 foi escolhido em função da sua relevância global, atualidade e importância para a população brasileira. Um objetivo será discutir em todo o país, nas instituições de ensino e pesquisa e em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do Planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.


Em nosso país não há ainda uma tradição consolidada de prevenção de riscos. Os acontecimentos trágicos de enchentes e deslizamentos, em regiões como Santa Catarina e na Região Serrana do Rio de Janeiro, de seca na Amazônia e no Rio Grande do Sul e de enchentes em várias regiões do país atestam a importância de se estimular o debate e o treinamento, nas escolas e em toda a sociedade, de como prevenir riscos e diminuir os impactos dos desastres naturais. A ciência e a tecnologia são elementos essenciais para a previsão, prevenção e minimização desses impactos.


Por outro lado, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano nternacional da Química (AIQ) e está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química e suas contribuições para o bem estar da humanidade. Na SNCT 2011 serão promovidas atividades voltadas para o lema do AIQ no Brasil: “Química para um mundo melhor”.


Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 em suas agendas, a iniciarem o processo de sua preparação e a participarem intensivamente de sua realização.

Aloizio Mercadante
Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia"